segunda-feira, 6 de junho de 2011

RECEITA DO DIA: TAPIOCA


HISTÓRIA DA TAPIOCA

A Tapioca é uma iguaria genuinamente brasileira que tem como origem um alimento dos indígenas, que, ainda hoje, produzem uma goma da mandioca, muito comum em todo o norte e nordeste brasileiro, que, levada ao fogo, forma-se um biju ou um tipo de panqueca, de sabor meio neutro e altamente nutritivo.
A Tapioca é um alimento que hoje, tradicionalmente, está inserido na cultura alimentar do povo nortista e nordestino e, sempre foi conhecida com substituto do pão. É consumida em forma de bijus, sendo, ainda, adicionada a ela, coco, manteiga da terra ou ainda, com leite condensado ou os mais diversos recheios salgados e doces.
Existem tapiocarias em todo o norte e nordeste que exploram o produto que, por si, incentivaram, diversos modelos de negócios em todo o Brasil com a tapioca.
A tapioca difundiu-se e firmou-se no gosto de brasileiros, em quase todas as regiões brasileiras e algumas no exterior, inserindo, cada dia, mais pessoas sendo ainda, uma alternativa de muitos pequenos negócios na área do Fast Food.
Hoje a Tapioca é moda e propicia muitos modelos de negócios pelo exterior.


EVOLUÇÃO DA TAPIOCA



Antigamente as tradicionais tapiocas eram apenas com coco, manteiga da terra ou queijo.

HOJE EM DIA TEMOS...










RECEITA

1/2 Kg DE GOMA
2 BANANAS
3 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA
150 g DE LINGUIÇA CALABRESA
2 COLHERES DE SOPA DE REQUEIJÃO
1 COCO SECO RALADO
1/2 CX DE LEITE CONDENSADO (OPCIONAL) 

MODO DE PREPARO

RALAR O COCO;
FRITAR, SEPARADAMENTE, AS BANANAS E A LINGUIÇA CALABRESA;

EM SEGUIDA, PREENCHA UMA FRIGIDEIRA COM A GOMA ATÉ FORMAR UMA FINA CAMADA. RETIRAR DO FOGO ASSIM QUE A GOMA FICAR LIGADA.

TAPIOCA DOCE: ENVOLVA AS BANANAS COM A MASSA DA TAPIOCA E DERRAME O LEITE CONDENSADO À GOSTO.

TAPIOCA SALGADA: RECHEIE UM LADO DA TAPIOCA COM O REQUEIJÃO E DESPEJE A CALABRESA. DOBRE A MASSA ATÉ FORMAR UMA MEIA LUA. PASSE MAIS UMA CAMADA DE REQUEIJÃO SOBRE A TAPIOCA E SIRVA-SE.



CHEGAMOS AO FIM. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário